Palestra e Treinamento Sobre Ergonomia

Foi realizado no dia 11/07/19 uma palestra e treinamento sobre Ergonomia, com todos os colaboradores do 2° Ofício de Rosário Oeste MT, pela empresa Felipe Campos Martins Rodrigues ME.

Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas.


Objetivos da ergonomia

•          Aumentar a eficiência organizacional

•          Aumentar a segurança, a saúde e o conforto do trabalhador

Objetos de estudo alvo de análise pela ergonomia com o objetivo de diminuir os perigos e prevenir erros e acidentes

•          Posturas adotadas pelos trabalhadores

•          Movimentos corporais efetuados

•          Fatores físicos ambientais que enquadram o trabalho

•          Equipamentos utilizados

Tipos de intervenção da ergonomia

•          Conceção de postos e métodos de trabalho, ferramentas, máquinas e mobiliário

•          Correção de problemas identificados através de metodologias próprias

•          Sensibilização, informação e formação sobre os métodos e técnicas mais adequados para realizar as suas tarefas


O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade.

No âmbito das ciências econômicas, a ergonomia consiste na área que aborda tópicos relacionados com o contexto moderno de trabalho, especialmente na economia industrial.

Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais. Neste contexto, a ergonomia sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, criação de métodos laborais e sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização e estudo do trabalho, por exemplo).

A ergonomia também determina os horários de trabalho, assim como a sua nacionalização, e contempla tudo através de uma perspectiva humanitária da empresa e das relações que se estabelecem nela.

O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho. As lesões por esforço repetitivo (LER) são um dos problemas físicos mais comuns que pode causar limitações ou mesmo a incapacidade de trabalhar, por exemplo. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador.

Deixe uma resposta