Treinamento de Primeiros Socorros e Prevenção de Incêndio

Foi realizado no dia 12/07/19 o treinamento sobre Primeiros Socorros e Prevenção de Incêndio com toda a equipe do 2° Ofício de Rosário Oeste MT pela empresa Felipe Campos Martins Rodrigues ME.

 Os primeiros socorros são definidos como a prestação e assistência médica imediata a uma pessoa ou uma ferida até à chegada de ajuda profissional. Centra-se não só no dano físico ou de doença, mas também no atendimento inicial, incluindo o apoio psicológico para pessoas que sofrem emocionalmente devido a vivência ou testemunho de um evento traumático.

 Diversas situações podem precisar de primeiros socorros. As situações mais comuns são atendimento de vítimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, incêndios, tumultos, afogamentos, catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou atendimento de pessoas que passem mal: apoplexia (ataque cardíaco), ataques epilépticos, convulsões, etc. Tão importante quanto os próprios primeiros socorros é providenciar o atendimento especializado.

 Prevenir incêndios é tão importante quanto os primeiros socorros. Saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem é um diferencial em qualquer equipe.

 No treinamento foi disseminado as principais providências para que qualquer acidente seja controlado, alertar toda a equipe sobre as devidas precauções quando ocorrer algum distúrbio ou tumulto, causados por incidentes, como por exemplo vazamentos de gás, fumaça, fogo e vazamento de água. O primeiro passo é detalhar em procedimentos operacionais padrões que deverão ser distribuídos para todos os trabalhadores, contendo informações sobre todas as precauções necessárias, como: os cuidados preventivos; a conscientização sobre o planejamento de como atuar na hora do abandono do local de trabalho; a indicação de medidas práticas sobre o combate e a retirada.

  A prudência também é outro fator primordial no combate aos incêndios. Qualquer instalação predial deve funcionar conforme as condições de segurança estabelecidas por lei. Entre esses equipamentos, o mais utilizado no combate a incêndios é o extintor, que deve ser submetido a manutenção pelo menos uma vez por ano, por pessoas credenciadas e especializadas no assunto. Toda a equipe foi capacitada para adquirir e conservar os equipamentos de segurança, manuseio e acionamento do alarme, funcionamento do extintor, rota de fuga e mapa geral dos riscos.

Deixe uma resposta